Com ampla experiência na área de Odontopediatria, a Doutora Renata Leite está no comando do espaço Odontologia Infantil Especializado (OIE), em Ribeirão Preto

Com ampla experiência na área de Odontopediatria, a Doutora Renata Leite está no comando do espaço Odontologia Infantil Especializado (OIE), em Ribeirão Preto

Formada pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) em 2002, com Especialização em Odontopediatria, aperfeiçoamento no atendimento de bebês e pacientes com necessidades especiais pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) e aprimoramento em Odontologia Estética, a Dra. Renata Leite (CROSP: 74126) é apaixonada pelo o que faz. Com o conhecimento e a experiência obtidos durante sua trajetória profissional, criou um método próprio de atendimento, baseado na qualificação técnica e na afinidade com o público infantil para proporcionar momentos alegres e prazerosos no consultório. “Sou apaixonada pela minha profissão e me dedico, todos os dias, a exercê-la da melhor maneira possível. São muitos anos de estudo, de prática e de atualizações até aqui, com foco na saúde, na autoestima e no bem-estar das crianças”, afirma a especialista.

Em 2020, criou o espaço OIE, que conta com uma estrutura completa para atender exclusivamente crianças e adolescentes. Segundo a Dra. Renata, os principais diferenciais do espaço consistem em concentrar, em um só lugar, a infraestrutura, a expertise e as tecnologias necessárias para executar todos os procedimentos odontológicos necessários em cada uma das etapas do ciclo de crescimento.

O OIE tornou-se importante no município e conquistou os pais, que compreendem a importância de contar com a assistência de um profissional especializado na área, que seja devidamente capacitado para cuidar da saúde bucal e do sorriso de seus filhos, de forma preventiva, completa, contínua e atenciosa, da gestação ao início da fase adulta. “A preocupação dos responsáveis em promover a saúde bucal nos primeiros 1.000 dias de vida da criança, a primeira infância, é um investimento importante, não só no presente, mas no futuro, uma vez que medidas tomadas durante esse período são determinantes para evitar o surgimento de problemas odontológicos que comprometam a qualidade de vida dos pequenos a longo prazo”, explica a especialista. 

Com uma abordagem lúdica, tranquila, acessível e afetuosa, a especialista se empenha para acabar com a cultura de medo que costuma ser associada à imagem do dentista. “Esse primeiro contato deve ser conduzido com todo carinho. Quanto antes os cuidados forem implementados na rotina, com correta orientação, mais natural será esse processo. Não é para esperar a criança sentir dor para levá-la ao consultório. Se agirmos preventivamente, minimizamos as chances de complicações e a necessidade de intervenções invasivas. Ao longo do acompanhamento, pouco a pouco, vamos estabelecendo laços de confiança, que nos ajudam a alcançar resultados ainda mais positivos, inclusive com pacientes com demandas especiais ou que apresentam algum tipo de trauma em ir ao dentista”, completa. 

Currículo

  • Formação na Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB ano 2002;
  • Curso de Aperfeiçoamento no Atendimento Odontológico em Bebês e Pacientes com Necessidades Especiais- FORP USP;
  • Curso de Aperfeiçoamento em Estética Bucal - INSTITUTO RONALDO SILVA;
  • Especialização em Odontopediatria - APCD Ribeirão Preto;
  • Atualização em Odontologia na Primeira Infância “Os primeiros mil dias” - INSTITUTO ALBERT EINSTEIN;
  • Ortopedia Funcional dos Maxilares ORTOPEDIA 012.

Parceria 

 Na OIE, a Dra. Renata conta com a parceria da Dra. Carolina Paes Torres Mantovani (CROSP: 70945). Graduada em Odontologia pela FORP-USP, a Dra. Carolina é Especialista em Odontopediatria e Acupuntura, Mestre e Doutora em Odontopediatria pela FORP-USP, possui Habilitações em Odontologia Hospitalar e Sedação Inalatória com Óxido Nitroso e, formação em Florais de Bach pelo Bach International Education Programme. As doutoras se conheceram em um curso na FORP-USP para atendimento odontológico em bebês e crianças especiais. “Fomos dupla durante dois anos. A vida seguiu seu curso e, em 2016 nos reencontramos e a nossa parceria foi resgatada, agora fora do âmbito da Universidade. Trabalhamos juntas, executando a Odontopediatria e ainda, agregando algumas Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que possibilitam um olhar e um cuidado mais integral e humanizado à criança”, explica.“Trabalhamos muito com o manejo de comportamento, para que a criança tenha experiências positivas no dentista, realizamos cirurgia de anquiloglossia para remoção de “língua presa”, que pode, inclusive, comprometer a amamentação em recém-nascidos, tratamento de bruxismo infantil (ranger de dentes), atendimento de urgência de traumatismos dentários, procedimentos estéticos em adolescentes, como clareamento dentário, cuidando assim, com carinho de todas as fases da vida da criança e do adolescente. E, trabalhar há “4 mãos”, em “dupla”, muitas vezes em Odontopediatria faz toda diferença, uma vez que possibilita um tratamento mais rápido, eficaz e confortável em alguns casos, como em bebês, crianças que sofrem por ter medo do dentista e pacientes especiais”, acrescenta.