Fonte: Revide. Fotos: Lidia Muradás

 

O espaço Odontologia Infantil Especializada (OIE) trouxe para Ribeirão Preto um novo conceito de atendimento em Odontopediatria, segmento que tem conquistado grande destaque nos últimos anos. Isso porque muitos pais estão compreendendo a importância de contar com a assistência de um profissional especializado na área, que seja devidamente capacitado para cuidar da saúde bucal e do sorriso de seus filhos — de forma preventiva, completa, contínua e atenciosa — da gestação ao início da fase adulta. A preocupação dos responsáveis em promover a saúde oral nos primeiros 1.000 dias de vida da criança, a primeira infância, é um investimento importante, não só no presente, mas no futuro também, já que as medidas tomadas durante esse período são determinantes para evitar o surgimento de problemas odontológicos que comprometam a qualidade de vida dos pequenos a longo prazo. É justamente esse um dos principais diferenciais do OIE: concentrar, em um só lugar, a infraestrutura, a expertise e as tecnologias necessárias para executar todos os protocolos que as crianças precisarão em cada uma das etapas do ciclo de crescimento.

Para entender um pouco mais sobre a dinâmica do espaço, além dos equipamentos e da ampla gama de tratamentos, é preciso conhecer quem está à frente dele. Formada pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) em 2002, com especialização em Odontopediatria, aperfeiçoamento no atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais e de bebês pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) e aprimoramento em estética, Drª. Renata Leite (CROSP: 74126) utilizou todo o conhecimento e a experiência acumulados durante sua trajetória para desenvolver um método próprio de atendimento, baseado na qualificação técnica e na afinidade com o público infantil para proporcionar momentos alegres e prazerosos no consultório. “Sou apaixonada pela minha profissão e me dedico, todos os dias, a exercê-la da melhor maneira possível. São muitos anos de estudo, de prática e de atualizações até aqui, com foco na saúde, na autoestima e no bem-estar das crianças”, afirma a especialista.

 

Parte importante dessa jornada, a professora titular da disciplina de Odontopediatria da FORP-USP, Alexandra Mussolino de Queiroz, comemora o momento vivido pela Drª. Renata. "Nesses mais de 20 anos de docência, tive o privilégio de conviver com muitos alunos de graduação e de pós-graduação. Alguns deles se tornam colegas de profissão e amigos. Assim foi com a Renata. Sua dedicação, entusiasmo e amor pelo que faz sempre se destacaram. Presenciar sua evolução e vê-la realizada em seu consultório me deixa muito feliz. Não só eu, mas todos os professores que a acompanharam se sentem orgulhosos pela trajetória que ela vem construindo, buscando o melhor para seus pacientes", declara Alexandra.

Com uma abordagem lúdica, tranquila, acessível e afetuosa, a especialista se empenha para acabar com a cultura de medo que costuma ser associada à imagem do dentista. “Esse primeiro contato deve ser conduzido com todo carinho. Quanto antes os cuidados forem implementados na rotina, com a orientação correta, mais natural será esse processo. Não é para esperar a criança sentir dor para levá-la ao consultório. Se agirmos preventivamente, minimizamos as chances de complicações e a necessidade de intervenções invasivas. Ao longo do acompanhamento, pouco a pouco, vamos estabelecendo laços de confiança, que nos ajudam a alcançar resultados ainda mais positivos, inclusive com pacientes com demandas especiais ou que apresentam algum tipo de trauma”, enfatiza.

Sobre o espaço

Sobre o espaço

Cada detalhe foi planejado para que a ambientação refletisse a proposta lúdica e acolhedora de atendimento da Dra. Renata. O objetivo é que, desde a recepção até a sala principal, a criança se sinta à vontade. "Investimos na criação de um layout funcional, confortável, leve e convidativo. A brinquedoteca, por exemplo, é cheia de vida, com cores, desenhos e atividades sensoriais interativas. Na sala de atendimento, a cadeira do paciente fica voltada para uma grande janela, com uma linda vista da cidade, o que favorece a sensação de liberdade e traz tranquilidade. São pequenos cuidados que fazem toda a diferença", descreve a especialista. 

O responsável pelo projeto é o arquiteto Sergio Coelho. "Nosso desafio foi trazer, para um ambiente clínico, uma atmosfera agradável, descontraída e, principalmente, alegre. A luz natural e a inserção pontual de algumas alegorias festivas nos ajudaram a construir um cenário perfeito para o universo infantil. Todo o projeto de identidade visual do consultório foi pensado para entreter, estimular a imaginação e celebrar as conquistas dos pequenos, enquanto realizam os procedimentos. As crianças gostam de estar aqui e isso contribui, significativamente, para a evolução do tratamento", explica Sergio. O OIE fica no 11º andar do Edifício New Century. O complexo empresarial, localizado na Av. Presidente Vargas, na zona sul de Ribeirão Preto, conta com fácil acesso e estacionamento no local. 

Atendimento em tempos de pandemia

Por causa da Covid-19, o OIE implementou uma série de medidas para intensificar a segurança durante os atendimentos. As consultas são agendadas com espaçamento entre os horários, o que evita o risco de aglomeração. As salas são arejadas, as superfícies constantemente higienizadas e a Dra. Renata utiliza uma paramentação especial. "Ao seguirmos à risca os protocolos recomendados pelas autoridades competentes, estamos aptos para continuar cuidando da saúde bucal das crianças, conquistando os mais belos sorrisos e, consequentemente, promovendo a qualidade de vida da família como um todo", finaliza.  

Profissionais de outras áreas relacionadas ao público infantil ressaltam a importância do trabalho multidisciplinar. Com essa união de forças, o cuidado não fica restrito a apenas uma especialidade, zelando pelo bem-estar do paciente de maneira integral. “A saúde é algo pleno e indissociável, ou seja, um estado de harmonia entre físico, mente e ambiente. O trabalho conjunto entre pediatras e odontopediatras permite oferecer ao paciente infantil cuidados plenos, a partir da visão do paciente como um todo. O ideal é que esse acompanhamento comece ainda na gestação e perdure durante todas as etapas de crescimento da criança”, comenta o pediatra Edgard Achê Júnior (CRM: 67003).

Segundo o ginecologista e obstetra João Bosco Meziara (CRM: 32699), a gestação é um momento único e o cuidado com a saúde do bebê e da mamãe deve ser priorizado. “A gestante deve iniciar o pré-natal o mais cedo possível com seu ginecologista e também com seu dentista. Sim, com seu dentista! Mamãe com saúde bucal em dia tem menor risco de parto prematuro, por exemplo. Além disso, mamãe que come muito doce na gestação predispõe o paladar do seu bebê ao sabor adocicado. Assim, façamos juntos o pré-natal médico e odontológico. A saúde não tem divisões”, conclui.